Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seeduc começa a estruturar suas Diretorias Regionais



A Secretaria de Estado de Educação começa a organizar a rede em 15 Diretorias Regionais Pedagógicas e Administrativas. O novo modelo de gestão vai substituir a atual estrutura, que conta com 31 Coordenadorias Regionais. O processo seletivo para os profissionais das novas Diretorias já começou. No último sábado (19/02), os candidatos enfrentaram uma prova objetiva de conhecimentos específicos.
Os profissionais passaram, inicialmente, por uma análise de currículo, e cumprirão outras duas etapas: avaliação de perfil e programa de formação. O resultado final será divulgado no dia 23 de março.

Segundo o subsecretário de Gestão de Gestão do Ensino da Seeduc, Antonio Vieira de Paiva Neto, a separação das Coordenadorias Regionais em Diretorias Regionais Pedagógicas e Administrativas não significa apenas a criação de novas nomenclaturas.

- Esta é uma estratégia de gestão, que possibilita ações mais objetivas de infraestrutura e, fundamentalmente, pedagógicas nas unidades escolares. Dessa forma, na rede estadual de ensino, cada regional terá uma Diretoria voltada somente para área pedagógica e outra para a área administrativa – frisou o subsecretário.


Diretores têm atribuições definidas

Caberá ao diretor pedagógico coordenar as ações de avaliação, acompanhamento e formação junto às unidades escolares, buscando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem da rede estadual.

Também serão atribuições do diretor pedagógico o acompanhamento da implantação da metodologia de gestão escolar; a participação do processo das avaliações externas e diagnósticos, supervisão da implantação de programas e projetos pedagógicos; do cumprimento do regimento e do calendário escolar, matrícula e frequência; além do acompanhamento da formação. O educador vai realizar a interface com a Regional Administrativa e áreas técnicas da Seeduc, apontando as necessidades das escolas, com foco pedagógico.

Já o diretor administrativo deve garantir a infraestrutura necessária ao bom desempenho da unidade escolar; planejando, avaliando e integrando as atividades técnico-administrativas, com o intuito de assegurar a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela sua área de competência.

Entre as atribuições do diretor administrativo estão: orientar e acompanhar a aquisição de bens e serviços pelas escolas; planejar a distribuição dos recursos financeiros e orientar e acompanhar a prestação de contas das Regionais e das unidades escolares; controlar e orientar os processos administrativos e de pessoal das escolas; supervisionar as inspeções nos colégios, as obras de rede física e o controle patrimonial. Este educador vai fazer a interface com a Regional Pedagógica e áreas técnicas da Seeduc, apontando as necessidades das escolas (Administrativa, Financeira, Pessoal, Infraestrutura e de Tecnologia).


Uma nova disposição geográfica

As áreas de abrangência das novas Regionais foram pensadas com objetivo de facilitar o acompanhamento das unidades escolares, respeitando uma proporção de aproximadamente 100 escolas por Diretoria Regional, com variações para mais ou para menos, tendo como sede o município mais central.

- Algumas Diretorias do interior terão em sua abrangência um número um pouco inferior a 100 escolas. Na capital, onde temos mais de 400 unidades, cada Regional terá um pouco mais de 100 escolas. Fizemos a distribuição com base em um estudo sobre a realidade das unidades escolares. Dividimos as escolas em Regionais, e não o estado em regiões. Respeitamos o perfil de cada instituição de ensino – detalhou a superintendente de Planejamento e Integração das Redes, Anna Paula Velasco.

Entre as mudanças está, por exemplo, a junção das três Coordenadorias do Noroeste Fluminense em apenas uma, com sede em Itaperuna. A região Serrana, que também contava com três Coordenadorias, ficou com duas Diretorias. As antigas Coordenadorias Metropolitanas, antes com 11 sedes, agora terão sete representações. 

Não houve mudança na antiga Coordenadoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (COESP), que agora se chama DIESP (de Diretoria) e será uma das 15 Regionais. A DIESP vai continuar a desenvolver ações voltadas à gestão e à qualidade da educação oferecida nas unidades escolares que funcionam em espaços da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), de acordo com as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação.

Clique aqui e confira a localização e a área de abrangência de cada Regional

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seeduc





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs